domingo, 27 de junho de 2010

Mulheres lideram a Marujada


Com mais de 200 anos de história, a festa da Marujada que acontece no Município de Bragança, distante 210 Km de Belém, é um importante exemplo do respeito e admiração à liderança da mulher. É que pela tradição dessa festa de mais de dois séculos, é a Capitoa quem administra, organiza e dá as ordens durante todo o ritual.
Se nos tempos atuais ainda se verifica a dificuldade em se admitir a igualdade de gênero, imagine-se essa dificuldade no século XIX e início do século XX onde as mulheres não tinham nem direito a exercer o voto.
Aliás, há que se ressaltar na festa da Marujada de Bragança, as lições de democracia contidas nesse evento que ocorre durante a festividade do Glorioso São Banedito. Na Marujada não se verifica qualquer distinção entre classes, cores, ou credos entre as mulheres que prestam homenagem ao santo através da dança. Lavadeiras, domésticas, donas-de-casa, vendedoras ambulantes, professoras e empresárias convivem e dividem os mesmos espaços.
Na foto, a Dona Araci Correa, atual Capitoa toda poderosa da Marujada de Bragança.

sábado, 19 de junho de 2010

Mulheres e Cooperativismo

Nesse 3 de julho de 2010 se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. O tema definido para este ano, pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI propõe uma reflexão sobre o papel das mulheres no contexto das cooperativas, como forma de gerar autonomia econômica e trabalho decente para a população feminina.
O sistema cooperativista no Brasil, hoje, exerce um papel importante no desenvolvimento do país, diante da contribuição que tem prestado para a redução das desigualdades socioeconômicas e para a igualdade de gênero, como caminho necessário para se alcançar mais justiça social.
A ampliação do processo de inclusão das mulheres nas tomadas de decisões nas cooperativas, é fato que pode ser constatado a cada dia.
De acordo com dados publicados no site www.cooperativismodecredito.com.br, hoje as mulheres já representam 40% dos funcionários e ocupam 12% dos cargos de direção.
Como se constata, as mulheres continuam avançando na conquista de espaços nos mais diferentes e diversos setores.