terça-feira, 7 de abril de 2009

Elas no Poder Político

Dados do relatório 2008/2009 do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) mostram que o Brasil está na lanterninha entre países que dispõem de uma legislação de cotas para mulheres na política. Apenas 9% dos parlamentares brasileiros são do sexo feminino. A média mundial está hoje em 18,4%. O documento mostra que houve avanços nas conquistas das mulheres em diferentes aspectos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.
A ministra Nilcéa Freire (Políticas para Mulheres) afirmou que o governo brasileiro espera ampliar a participação feminina na política, por meio da instituição de uma comissão tripartite (formada por representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil) que irá "revisar as leis sobre cotas eleitorais".
Sem dúvida que qualquer ação que venha incentivar a participação mais ativa da mulher na política partidária, com o objetivo de dar mais qualidade e credibilidade a um combalido e arcaico poder legislativo, será sempre bem vindo. No entanto, não podemos perder de vista que somente o fortalecimento da cidadania será capaz de provocar as transformações que o sistema político partidário brasileiro necessita para que se implante a verdadeira democracia.
Portanto, que venha as presidentas, governadoras, prefeitas, deputadas e senadoras!